Avançar para o conteúdo principal

(Re)Viver com muito amor


Com as novas soluções informáticas e tecnológicas quase nem tenho fotografias reveladas, tenho-as às carradas no pc, em pen´s, cd´s. O que, a meu ver, é mau. Perdem-se muitos momentos se não revelarmos as fotos. Por outro lado é bom. Temos sempre as fotos "à mão".

Hoje perdi-me a rever momentos. Das minhas filhas. Instalou-se uma nostalgia tão boa e ao mesmo tempo tão preocupante...o tempo voa!

Da pequena-maior revi o quanto era gorducha! E mudou tanto as feições! Era uma bebé que desde que nasceu que não era muito da ideia de ter que mamar, a malandra preferia o biberão (esse ingrato que bastava inclinar um pouco e eis que o leite saía a uma velocidade mais rápida).Não mamou, não estimulou a produção do meu leite e com apenas 15 dias fiquei "seca". Chorei tanto por não ter leite!

Quando a minha princesa-anjo nasceu, e para piorar todo o mau momento, tive uma produção de leite em demasia. Tive que secar o leite por duas vezes...infelizmente não tinha bebé para amamentar. Foi um dos momentos mais cruéis que (sobre)vivi.

pequena-menor nem deixou que a mãe se instalasse na cama de recobro. Deitada ao meu lado mamava maravilhosamente. Havia leitinho e havia estímulo da parte dela. Era muito mamona! Ainda na maternidade o meu peito estava cheio de fissuras, ela mamava imenso, de 2 em 2 horas, e houve um dia que a enfermeira disse "Oh mãezinha não faça isso, vá ali à máquina e tire leite! Voçê deve estar a sofrer muito! Tem o peito em ferida!", e lembro que perguntei se isso fazia mal à bebé, e quando ela disse que não eu disse "Então deixe-a estar na maminha, nenhuma dor é tão grande como a dor da alma, e essa também aguentamos!". Nunca esqueço o que a enfermeira disse com lágrima no olho: "Olhe...já ouvi muita coisa mas nunca isso! Voçê não existe".
Houve alturas em que enquanto ela mamava eu chorava de dor, mas mordia uma fralda, respirava fundo e lá aguentava.
Até aos 6 meses amamentei a minha filha.
E adorei, e tenho muitas saudades!
É um momento cheio de prazer e amor! Um momento único!
Não concebo a ideia de como é possível tantas mães se negarem a este acto...

Comentários

  1. Eu da Iara infelizmente só amamentei mês e meio pois ela tal como a Nunu achou o biberon mais pratico.

    Para mim foi uma coisas ke mais prazer me deu na maternidade e tb tive mt pena de nao o ter feito por mais tempo.

    Beijinhos Raquel&Iara

    ResponderEliminar
  2. Ai que saudades que eu tenho...
    E de vez em quando tenho tantas saudades de um bebé cá em casa...é por estas coisas também :)
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Olá sonhadora....tens razão...não há melhor prazer do que amamentarmos os nossos rebentos. O meu Tiago mamou até (e isto é mesmo verdade!!!!) aos 3 anos!!!!Custou-me ter que lhe tirar a maminha mas a minha avó dizia que o menino não devia passar 3 Maios a mamar (coisas antigas :-)) Mas ainda hoje olho para as fotos que tenho e trazem tão boas recordações e saudades.
    Um bem haja para ti e muitas felicidades.
    Beijinhos da Teresa de Braga :-)

    ResponderEliminar
  4. è verdade, muitas mulheres nem sabem o que perdem preocupadas apenas com a aparencia e a flacidez do peito... amamentar é dos momentos mais intimos e emocionantes que uma mãe pode ter com um filho, é logo apartir dessa altura que se criam os laços que levamos para o resto da vida!
    Do puto só consegui amamentar até a´s 2 meses e meio... ele era um "sofrego" a mamar e quando percebia que o biberão dava menos luta, escolheu a ele :)

    Deste quero ver se consigo mais tempo... o peito tb n ajudou pois nunca tive muito leite :(

    jocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Concorda, discorda, sei lá,mas deixa aqui a tua opinião!

Mensagens populares deste blogue

Maluca? Doida? Acho pouco...

A fama deve ser algo muito limitado, deve chegar-se a um patamar em que a falta de sanidade mental deve atacar profundamente o cérebro e modo de vida. Esta menina canta bem, eu gosto mais ou menos, depende muito dos dias , mas porque não aproveita para continuar a sua carreira em vez de aparvalhar de vez? Perfume que cheire a esperma e sangue? Oi? E sabem? O pior é que não duvido que muitas fãs também maluquinhas o venham a comprar! Oh vida...

Vocabulário "in"

Da pequena-maior : Agora deu para usar o termo "sexy" assim como quem diz "bom dia". Ontem perguntei-lhe se ela achava mesmo que aquelas calças eram para ser vestidas daquela maneira, com as dobras em baixo todas mal feitas e ainda por cima sujas ao que responde " ya mãe é sexy ". Da pequena-mais-pequena : A caminho dos seus 3 anos estou mesmo a ficar velha caduca possa... agora deu para dizer feio quando não lhe agrada qualquer coisa. Por exemplo se a chávena tem só leite é feio porque não tem chocolate. Para o que gosta diz que é fofo ! Então fiquei a saber que o champô novo tem um cheiro...fofo! O que aprendo lá por casa...