Avançar para o conteúdo principal

Livre(o)mente falando

Gosto muito de ler, o que faz com que volta e meia me distraia em qualquer livraria enquanto vejo as novidades.
Ultimamente tenho-me apercebido da crescente tendência para livros de auto-ajuda, de toda a espécie, desde caminhos para a felicidade, lições para se ser um lider, para até se ser uma mulher poderosa e deixar os homens “Ko”, caminhos alternativos a qualquer ginásio bastando ler dicas em como se ter um corpo perfeito.
Acho que todos já viram certamente qualquer livro desta natureza....
Já só resta esperar pelo livro que ensine o coração a escolher quem devemos amar ou nem por isso.
Por acaso...facilitava certamente muitas relações.
Este tipo ou género ou espécie de leitura faz-me um bocado de confusão, por nada em especial, até porque se trata de auto-ajuda, mas sei lá, existem fórmulas mágicas para nos tornarmos assertivos no trabalho se a nossa personalidade for uma nódoa para a assertividade?
Passamos a ser liders se sabemos que...não conseguimos assumir responsabilidades no nosso dia-a-dia?
Podemos passar a ser felizes se seguirmos à risca as tais 10 ou 100 pistas que vêm num livro?
E nas relações amorosas? Deixam de haver divórcios se seguirmos à risca a parte do “agradar” ou “compreender” ou “ceder” ou “deixar de dar opinião porque não se pode pensar diferente?” Ou passam a haver mais casamentos só porque é um livro que nos vai ensinar que a confiança e a sinceridade são a base ou pilar de tudo?
Para terminar este meu devaneio, sem fundamento algum, acho que hoje em dia nos procupamos mais em agradar os outros do que a nós próprios.
Hoje em dia não procuramos nada a não ser...soluções!
Prova disso é a quantidade absurda de pessoas cada vez mais frustradas, que se refugiam em atitudes lamentáveis, talvez reflexo de qualquer pista de livro não seguida à risca...não?

Comentários

  1. Confesso que esses livros também me fazem um pouco de "comichão". Mas não condeno quem os lê. Se, de alguma forma, as pessoas se entem melhor ao ler esse tipo de escrita, então força!
    Muitos beijinhos (espero que estejas melhorzinha).

    ResponderEliminar
  2. Li dois desses livros por curiosidade!

    Já sou uma pessoa optimista por natureza e que acredito que o que vou conseguindo se deve ao facto de acreditar e dirigir as minhas acções nesse sentido, apesar de muitas vezes nem ser preciso esforçar-me!

    A minha duvida é se esses livros ajudma as pessoas que realmente precisam de ajuda e que são péssimistas por natureza... é que, mudarmos a nossa maneira de ser, não é fácil. Alias conheço algumas pessoas que acredito que apesar de precisarem, esses livros não iam conseguir faze-las mudar os padrões de pensamento...

    O que me agrada nesses livros é apenas o facto de alguns tentarem que as pessoas tenham um espirito positivo e que mudem os padrões negativos de pensamento. Hoje em dia as pessoas andam muito carregadas de negativismo e só falam em coisas más... Quando deveria ser ao contrário, focarem-se no que têm de bom!

    ResponderEliminar
  3. ainda hoje a FNAC estava chia de gente a ler somente aproveitando um momento de relax
    kis :=)

    ResponderEliminar
  4. acho esses livros uma perda de tempo, eheheh! mas cada um tem os seus gostos! beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não costumo ler esse tipo de leitura ... mas talvez haja um ou outro livro desse género, que leve o leitor a uma certa reflexão que conduza a uma modificação comportamental.
    Vou a ficar a pensar nisso... O que sei é que não há receitas mágicas para nada!
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Concorda, discorda, sei lá,mas deixa aqui a tua opinião!

Mensagens populares deste blogue

Vocabulário "in"

Da pequena-maior : Agora deu para usar o termo "sexy" assim como quem diz "bom dia". Ontem perguntei-lhe se ela achava mesmo que aquelas calças eram para ser vestidas daquela maneira, com as dobras em baixo todas mal feitas e ainda por cima sujas ao que responde " ya mãe é sexy ". Da pequena-mais-pequena : A caminho dos seus 3 anos estou mesmo a ficar velha caduca possa... agora deu para dizer feio quando não lhe agrada qualquer coisa. Por exemplo se a chávena tem só leite é feio porque não tem chocolate. Para o que gosta diz que é fofo ! Então fiquei a saber que o champô novo tem um cheiro...fofo! O que aprendo lá por casa...

A todos

(imagem daqui ) Os seguidores dos meus sonhos escritos a quem chamo carinhosamente pachorrentos. Aos que vêm aqui parar ao acaso e vão sem deixar rasto. Aos que vêm aqui parar ao acaso e têm a teimosia em voltar. Aos que vêm porque conhecem o caminho. Obrigada, de coração, por estarem aí, são uma das melhores prendas que posso receber diariamente!