Avançar para o conteúdo principal

Dia Nacional para a Sensibilização da Perda Gestacional


A Associação Projecto Artémis, que apoia (incondicionalmente) mães que sofreram perdas gestacionais, pretende criar uma Efeméride, o Dia Nacional para a Sensibilização da Perda Gestacional, a ser comemorado a 15 de Outubro.
Com esta data oficializada pretende que esta realizade vivida, infelizmente por cada vez mais mães/pais (assim como toda a familia) seja reconhecida por todos como um problema real, honrando a luta que se enfrenta para dar à luz o seu bebé já sem vida, tentando igualmente quebrar tabu envolto na ignorância de um problema que é sentido diariamente.

No fundo é como se fosse possivel dignificar o sofrimento e dar-lhe voz.

Como ainda não foi atingido um número suficiente de assinaturas para oficializar esta data, está a decorrer uma petição online para este efeito, basta fazê-lo em http://www.petitiononline.com/Dia/petition.html

Não custa nada e para quem viveu e vive diariamente esta dor e este vazio avassaladores é importante tornar esta data oficial para todo o país.

Por isso peço que assinem esta petição!

Conto convosco!

Comentários

  1. Há 3 anos vivi este pesadelo na 2ª pessoa.
    A minha irmã estava grávida da Sofia, que foi tão mimada por todos e muito especialmente aqui pela titi, mas às 37 semanas, numa urgência com a minha mana em trabalho de parto, veio a pior das notícias...a nossa Sofia não tinha batimentos cardíacos. Depois dos gritos de horror e desespero, seguiu-se um parto normal, no meio de todo aquele sofrimento, sem possibilidade de epidural, mas em que me garantiram que a minha mana estava tão drogada que seria impossível lembrar-se do parto. Mas ela lembra-se, de tudo. E eu lembro-me, de ir lá a casa, desmontar o quarto da Sofia, arrumar tudo da Sofia, para quando a minha mana regressasse, não ter que se deparar com aquele quarto feito com tanto amor. E lembro-me do estado de demência da minha mana, no hospital, agarrada às minhas mãos, a implorar-me para levar a Sofia ao colo para casa. Eu expliquei-lhe que tal não seria possível. Então ela queria levá-la na mala do carro. Ou em qualquer outro lugar, menos na carrinha funerária. Porque isso seria estar a admitir o que aconteceu. Acompanhei a minha mana (e o meu cunhado que estava verdadeiramente inconsolável) em todos os momentos, não me esqueço do dia da alta, à espera do elevador no hospital, eu atrás deles, abraçados e tão infelizes mergulhados naquela dor profunda. Dormi lá em casa quase uma semana, penteei a minha irmã que estava em estado quase vegetativo, para irmos ao funeral da Sofia. No cemitério, aquela urna minúscula que fará parte dos meus pensamentos pelo resto da minha vida, e o meu cunhado, em lágrimas, a levar a urna ao colo até ao destino final, porque seria a primeira e última vez que pegaria na sua filha ao colo. Meu Deus, ninguém deveria passar por isto nesta vida. Não deve existir dor maior que esta. Tenho estado a ler este teu blog, de trás para a frente (como sempre!), e apercebi-me que passaste pelo mesmo. Deixo-te aqui um abraço tão apertado, carregado de carinho e amizade. E agora quando a tua pequena-maior te perguntar, sempre lhe podes dizer que a Matilde está no céu, a brincar com uma linda menina que se chama Sofia...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Concorda, discorda, sei lá,mas deixa aqui a tua opinião!

Mensagens populares deste blogue

Maluca? Doida? Acho pouco...

A fama deve ser algo muito limitado, deve chegar-se a um patamar em que a falta de sanidade mental deve atacar profundamente o cérebro e modo de vida. Esta menina canta bem, eu gosto mais ou menos, depende muito dos dias , mas porque não aproveita para continuar a sua carreira em vez de aparvalhar de vez? Perfume que cheire a esperma e sangue? Oi? E sabem? O pior é que não duvido que muitas fãs também maluquinhas o venham a comprar! Oh vida...

Vocabulário "in"

Da pequena-maior : Agora deu para usar o termo "sexy" assim como quem diz "bom dia". Ontem perguntei-lhe se ela achava mesmo que aquelas calças eram para ser vestidas daquela maneira, com as dobras em baixo todas mal feitas e ainda por cima sujas ao que responde " ya mãe é sexy ". Da pequena-mais-pequena : A caminho dos seus 3 anos estou mesmo a ficar velha caduca possa... agora deu para dizer feio quando não lhe agrada qualquer coisa. Por exemplo se a chávena tem só leite é feio porque não tem chocolate. Para o que gosta diz que é fofo ! Então fiquei a saber que o champô novo tem um cheiro...fofo! O que aprendo lá por casa...