Avançar para o conteúdo principal

Uma questão de educação

Por vezes tenho receio de não ser capaz de educar as minhas filhas do melhor modo.

Sabemos que a educação é um dos (talvez maior) pilares do desenvolvimento humano, e é aí que entra este meu receio.

Os meus pais deram aos seus filhos a melhor educação que sabiam, no entanto a minha foi sempre à base da proibição e da limitação. Quando não era probido era muuuuuito limitado, por vezes não se distinguia uma coisa da outra.

De nada me valia dizer a verdade porque, lá está....o meu pai proibia à mesma :)

Volta e meia andava a minha mãe a ajudar-me nos esquemas, e quando ele descobria em vez de um sermão tinhamos dois: um para mim outro para ela.

Por não querer que as minhas filhas passem pelo mesmo tenho receio de falhar, pelo inverso.

Por ter passado uma infância muito controlada (na altura a diabetes era um bicho de10000 cabeças) não participava em actividades que os meus colegas de escola participavam.

Claro...comecei a participar também, às escondidas...lá está!

É possível crescer desta forma, até porque os anos vão passando e temos mesmo que crescer, mas nunca esquecemos estas lacunas na nossa infância.

Há quem defenda que o nosso cérebro escolhe o que quer (re)lembrar...

Espero ter meio termo suficiente para não errar por defeito...nem por excesso...

Comentários

  1. Olá
    todos os pais gostariam de saber qual a dose certa para educar os filhos...mas não existe, cada filho é um ser individual e a cada filho corresponde por vezes diferentes tipos de educação, condicionado pela sua personalidade e por tudo aquilo que o rodeia.
    O melhor é mesmo tentarmos ser justos e correctos com os nossos filhos, tentar ver as coisas com clareza. por vezes o nosso amor por eles faz com que os protejamos demais e ai temos que contrariar o nosso coração, afinal temos que os preparar para a vida, para serem adultos.
    Sei que tu farás o teu melhor para o bem e crescimento das tuas filhas, errar todos erramos, mas tb aprendemos com os nossos erros.
    Não stresses á medida que as coisas vão surgindo na vida delas tenta resolver da forma mas correcta e justa e respeitando a individualidade delas.
    Beijocas
    Mariakida

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    mais uma vez obrigada pelo convite;)

    Tal como tu, eu tenho esse receio de educar mal as minhas filhas. Por vezes o meu marido diz-me k sou demasiado exigente com a Pitinhas( a mais velha), k ela é apenas uma criança, blá blá blá...mas acho que de pequenino se torçe o pepino, sou exigente sim mas tento ser o mais justa possivel, quero o melhor para ela.
    O futuro o dirá.
    A ver vamos...


    Bjos, Magui

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga,

    A educação é sem duvida um dos maiores pilares da vida...
    Contudo, é muito difcil nos guiarmos por uma unica teria sobre este assunto...
    Cada criança é cada criança, cada mãe/pai, é como é...
    Cada dia é um dia... e cada fase da criança é única...
    isto tudo cruzado... dá um carrocel diário... porque o que decidomos hoje, amanhã já não decediriamos assim...
    Tudo está em constante mudança...
    Um dia de cada vez, uma decisão de cada vez...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. educar os filhos é uma tarefa ardua nos dias que correm, será que faço bem, será q faço mal. Ttb tenho medo de pecar pelo excesso, mas á coisas de que tenho mt receio, principalmente para o ano em que a beatriz vai para a escola publica. Já ando a tremer

    bjs
    rute

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Concorda, discorda, sei lá,mas deixa aqui a tua opinião!

Mensagens populares deste blogue

Vocabulário "in"

Da pequena-maior : Agora deu para usar o termo "sexy" assim como quem diz "bom dia". Ontem perguntei-lhe se ela achava mesmo que aquelas calças eram para ser vestidas daquela maneira, com as dobras em baixo todas mal feitas e ainda por cima sujas ao que responde " ya mãe é sexy ". Da pequena-mais-pequena : A caminho dos seus 3 anos estou mesmo a ficar velha caduca possa... agora deu para dizer feio quando não lhe agrada qualquer coisa. Por exemplo se a chávena tem só leite é feio porque não tem chocolate. Para o que gosta diz que é fofo ! Então fiquei a saber que o champô novo tem um cheiro...fofo! O que aprendo lá por casa...

A todos

(imagem daqui ) Os seguidores dos meus sonhos escritos a quem chamo carinhosamente pachorrentos. Aos que vêm aqui parar ao acaso e vão sem deixar rasto. Aos que vêm aqui parar ao acaso e têm a teimosia em voltar. Aos que vêm porque conhecem o caminho. Obrigada, de coração, por estarem aí, são uma das melhores prendas que posso receber diariamente!