Avançar para o conteúdo principal

(Re)Viver com muito amor


Com as novas soluções informáticas e tecnológicas quase nem tenho fotografias reveladas, tenho-as às carradas no pc, em pen´s, cd´s. O que, a meu ver, é mau. Perdem-se muitos momentos se não revelarmos as fotos. Por outro lado é bom. Temos sempre as fotos "à mão".

Hoje perdi-me a rever momentos. Das minhas filhas. Instalou-se uma nostalgia tão boa e ao mesmo tempo tão preocupante...o tempo voa!

Da pequena-maior revi o quanto era gorducha! E mudou tanto as feições! Era uma bebé que desde que nasceu que não era muito da ideia de ter que mamar, a malandra preferia o biberão (esse ingrato que bastava inclinar um pouco e eis que o leite saía a uma velocidade mais rápida).Não mamou, não estimulou a produção do meu leite e com apenas 15 dias fiquei "seca". Chorei tanto por não ter leite!

Quando a minha princesa-anjo nasceu, e para piorar todo o mau momento, tive uma produção de leite em demasia. Tive que secar o leite por duas vezes...infelizmente não tinha bebé para amamentar. Foi um dos momentos mais cruéis que (sobre)vivi.

pequena-menor nem deixou que a mãe se instalasse na cama de recobro. Deitada ao meu lado mamava maravilhosamente. Havia leitinho e havia estímulo da parte dela. Era muito mamona! Ainda na maternidade o meu peito estava cheio de fissuras, ela mamava imenso, de 2 em 2 horas, e houve um dia que a enfermeira disse "Oh mãezinha não faça isso, vá ali à máquina e tire leite! Voçê deve estar a sofrer muito! Tem o peito em ferida!", e lembro que perguntei se isso fazia mal à bebé, e quando ela disse que não eu disse "Então deixe-a estar na maminha, nenhuma dor é tão grande como a dor da alma, e essa também aguentamos!". Nunca esqueço o que a enfermeira disse com lágrima no olho: "Olhe...já ouvi muita coisa mas nunca isso! Voçê não existe".
Houve alturas em que enquanto ela mamava eu chorava de dor, mas mordia uma fralda, respirava fundo e lá aguentava.
Até aos 6 meses amamentei a minha filha.
E adorei, e tenho muitas saudades!
É um momento cheio de prazer e amor! Um momento único!
Não concebo a ideia de como é possível tantas mães se negarem a este acto...

Comentários

  1. Eu da Iara infelizmente só amamentei mês e meio pois ela tal como a Nunu achou o biberon mais pratico.

    Para mim foi uma coisas ke mais prazer me deu na maternidade e tb tive mt pena de nao o ter feito por mais tempo.

    Beijinhos Raquel&Iara

    ResponderEliminar
  2. Ai que saudades que eu tenho...
    E de vez em quando tenho tantas saudades de um bebé cá em casa...é por estas coisas também :)
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Olá sonhadora....tens razão...não há melhor prazer do que amamentarmos os nossos rebentos. O meu Tiago mamou até (e isto é mesmo verdade!!!!) aos 3 anos!!!!Custou-me ter que lhe tirar a maminha mas a minha avó dizia que o menino não devia passar 3 Maios a mamar (coisas antigas :-)) Mas ainda hoje olho para as fotos que tenho e trazem tão boas recordações e saudades.
    Um bem haja para ti e muitas felicidades.
    Beijinhos da Teresa de Braga :-)

    ResponderEliminar
  4. è verdade, muitas mulheres nem sabem o que perdem preocupadas apenas com a aparencia e a flacidez do peito... amamentar é dos momentos mais intimos e emocionantes que uma mãe pode ter com um filho, é logo apartir dessa altura que se criam os laços que levamos para o resto da vida!
    Do puto só consegui amamentar até a´s 2 meses e meio... ele era um "sofrego" a mamar e quando percebia que o biberão dava menos luta, escolheu a ele :)

    Deste quero ver se consigo mais tempo... o peito tb n ajudou pois nunca tive muito leite :(

    jocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Concorda, discorda, sei lá,mas deixa aqui a tua opinião!

Mensagens populares deste blogue

Vocabulário "in"

Da pequena-maior : Agora deu para usar o termo "sexy" assim como quem diz "bom dia". Ontem perguntei-lhe se ela achava mesmo que aquelas calças eram para ser vestidas daquela maneira, com as dobras em baixo todas mal feitas e ainda por cima sujas ao que responde " ya mãe é sexy ". Da pequena-mais-pequena : A caminho dos seus 3 anos estou mesmo a ficar velha caduca possa... agora deu para dizer feio quando não lhe agrada qualquer coisa. Por exemplo se a chávena tem só leite é feio porque não tem chocolate. Para o que gosta diz que é fofo ! Então fiquei a saber que o champô novo tem um cheiro...fofo! O que aprendo lá por casa...

Detesto

(imagem da net) Há quem deteste sopa. Há quem deteste água. Há quem deteste cor preta. Há quem deteste rir. Há quem deteste brincar. Há quem deteste o trabalho que tem ou faz. Eu detesto magoar os outros.

E ontem

O dia foi meu! De manhã fui à praia com as filhotas. O mar formou uma pequena lagoa e lá ficámos a encher o balde com água. Brincámos na areia. As filhotas passaram a manhã a dar-me beijos. Mais tarde soprei as velas, jantei com quem me apeteceu, fui beber um copo com quem quis, revi amigas, brindei à vida, deitei-me tarde de alma cheia. Recebi imensos telefonemas e mensagens de parabéns. Ouvi pela primeira vez vozes que desconhecia, que adorei e serviram para confirmar que o mundo virtual não tem que ser mau quando nos proporciona momentos tão saudáveis não é Rutinha ? A todas obrigada por estarem aí, mesmo por detrás de um monitor fazem parte da minha vida, por algum motivo será.